A natureza tem sido uma das componentes mais vincadas da semana I Love We, com as nossas apresentações e atividades a tomar lugar ao ar livre e em espaços abertos, para melhor conhecermos a cidade de Coimbra, o que esta tem para dar e o trabalho que os cursos da ESEC desenvolvem para a comunidade.

Primeiro, os participantes puderam assistir à apresentação do curso de Ensino Básico, feita pela professora Ana Santiago, coordenadora do curso de Educação Básica, e a aluna de terceiro ano, Cátia. “Um curso onde se trabalham com crianças dos 0 aos 12 anos” e é o “curso base que dá acesso aos mestrados para que se tornem professores”.  Com formações nas áreas da matemática, língua portuguesa, ciências da natureza, ciências sociais, todas as expressões, tem a duração de três anos, com os “dois primeiros anos a serem dedicados à formação base e o último ano mais dedicado à componente didática”.

 

DSC 1897

 

O contacto com a prática no curso de Ensino Básico vem desde o primeiro ano, primeiro em contexto pré-escolar, seguindo-se depois o primeiro ciclo e depois o segundo ciclo. Foram também esclarecidas as dúvidas dos participantes sobre as diferenças entre os contextos de educação não-formal e educação formal. Seguiu-se uma explicação do projeto “Limites Invisíveis”, que é conduzido na Casa da Mata, e que desenvolve programas educativos na natureza com crianças.

De seguida, o professor Chuva Vasco, em representação do curso de Arte e Design, apresentou-nos a licenciatura de três anos, que também faz parte da oferta formativa da ESEC. Um curso que permite adquirir “competências generalizadas”, havendo no “primeiro ano um contacto inicial com as ferramentas que nos anos seguintes permitirá aos alunos desenvolver os seus projetos”. No terceiro ano existe a possibilidade de realizar “quer um estágio, quer um projeto”, estágio que poderá ser feito numa instituição de arte ou design, existindo acordos com várias instituições.

 

DSC 1934

 

Terminadas as apresentações, os nossos participantes puderam começar a desenvolver a atividade preparada com as crianças que estavam na Casa da Mata. Separados por equipas (vermelhos, azuis, verdes e brancos), a boa disposição reinou enquanto crianças e jovens construíam os ninhos com materiais reciclados. Nem as camisolas dos participantes escaparam, saindo da atividade com novos desenhos.

Os claustros da ESEC voltaram a receber-nos para a apresentação e atividade do curso de Gastronomia. Levadas a cabo pelos professores Luís Gomes e Eduardo Vicente, o workshop tinha como objetivo a poupança de tempo na cozinha para que enquanto estudantes universitários, os nossos participantes possam aproveitar as outras atividades que a cidade de Coimbra lhes tenha para dar. A ementa era composta por uma salada de frango, acompanhada por um sumo de beterraba, laranja, maçã e cenoura e, claro, incluía a sobremesa.

 

DSC 1960

 

O dia concluiu com mais um ensaio para a apresentação de teatro musical que os participantes vão fazer no último dia da Academia. Primeiro em separado e finalmente em conjunto, os nossos artistas prometem brilhar no palco.

No último dia da academia, que promete despedidas emocionantes, os participantes vão continuar a viajar pela ESEC, conhecendo os cursos de Comunicação Social, Comunicação Desing e Multimédia, havendo atividades com a ESECTV e a CIMAV. Durante a tarde teremos a preparação para o espetáculo e a sua grande apresentação.